Vazamento de amônia força evacuação de empresas em Americana e mobiliza equipes de emergência


Três empresas no Distrito Industrial Abdo Najar, em Americana (SP), foram evacuadas na manhã desta quarta-feira (26) após um vazamento de amônia em uma distribuidora de produtos químicos. O incidente, que gerou um forte cheiro no local, causou desconforto entre os funcionários e mobilizou equipes da Cetesb, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

O vazamento ocorreu durante o transbordo de hidróxido de amônio de um caminhão para reservatórios plásticos, na Avenida do Algodão. Por volta das 8h30, patrulheiros da Guarda Municipal de Americana (Gama) foram chamados para atender às reclamações de um odor intenso na região. Como medida preventiva, os funcionários da distribuidora e de outras duas empresas próximas foram evacuados. Alguns trabalhadores relataram ardor nos olhos e desconforto, mas não houve necessidade de atendimento médico.

A Cetesb confirmou o vazamento, mas as medições indicaram que os níveis estavam abaixo do limite máximo permitido, o que possibilitou a liberação da área. O responsável pela distribuidora foi detido por suspeita de crime ambiental e conduzido à Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Outros dois funcionários também foram levados para prestar esclarecimentos. O caso segue sob investigação para determinar as responsabilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *